Boas práticas em prol da assistência humanizada no parto e nascimento.
Uma assistência humanizada durante o parto é uma conduta que representa acolhimento, empatia, escuta qualificada e ativa, gerando a construção de vínculos. Ofertar esse acolhimento significa adotar um conjunto de atitudes, práticas e condutas que são fundamentadas em conhecimento científico. Esse conhecimento leva em consideração as condições necessárias para o desenvolvimento saudável do bebê, bem como para a manutenção da saúde materna.
A mulher que vivencia um parto humanizado, vivencia um parto com respeito às suas escolhas, com um atendimento digno, respeitoso e empático. Para que essa humanização seja alcançada, existem algumas condutas que podem ser adotadas. São elas:
- A mulher deve ter a atenção centrada nela e no bebê. Deve ser incentivada a adotar práticas não-invasivas;
- Não incentivar práticas intervencionistas, como a realização de toques vaginais sucessivos, aplicação de medicamentos para acelerar o trabalho de parto e/ou nascimento;
- Oferecer uma escuta qualificada e de qualidade;
- Garantir à mulher, durante o trabalho de parto, um atendimento respeitoso e que proporcione privacidade e confiança;
- Atender as necessidades e preferências da mulher de acordo com o Plano de Parto e Plano de Amamentação apresentados, conforme possibilidade baseada na condição clínica da mãe e do bebê;
- Chamar a mulher pelo seu nome e não utilizar expressões diminutivas como gravidinha, mãezinha, etc. Tais expressões diminutivas podem gerar sentimento de inferioridade e depreciação das mulheres;
- Estimular que a mulher caminhe durante o trabalho de parto e orientá-la quanto à importância da mudança de posições durante o trabalho de parto. A mulher não deve ser obrigada a permanecer em uma determinada posição. Ela deve escolher a posição que lhe for mais confortável para o momento.
Essas são algumas das boas práticas que podem ser adotadas pelos profissionais de saúde durante o parto e nascimento.
Para contribuir com a sensibilização e conscientização da importância da implementação de uma assistência humanizada durante o parto e nascimento, destaca-se a publicação do E-book gratuito “Ações práticas para a humanização da assistência ao parto e nascimento”, que foi construído com uma linguagem acessível, abordando diversos aspectos importantes que devem ser adotados para que a mulher tenha uma experiência positiva quanto ao nascimento do seu bebê.
Referências:
Artigo científico intitulado “Humanização do atendimento em saúde”, publicado em 2005, de autoria de Casate, J. e Corrêa, A.
Artigo científico intitulado “Humanização do parto: significados e percepções de enfermeiras”, publicado em 2017, de autoria de Possari, A. e colaboradores.
Artigo científico intitulado “Planned home births assisted by nurse midwives: maternal and neonatal transfers”, publicado em 2013, de autoria de Koettker, J., Brügmann, O. e Dufloth, R.
Artigo publicado originalmente em:
Ilha do Conhecimento
Comments are closed.