O Enfermeiro e/ou Profissional da Saúde pode preparar o casal para a prevenção de acidentes com o bebê/criança em consultas pediátricas durante o pré-natal, consultas de enfermagem durante o pré-natal, rodas de conversas com os pais, realização de palestras educativas, realização de cursos para casais grávidos, eventos (online ou presencial) direcionado aos pais, realização de podcasts educativos, atividades de educação em saúde direcionada aos pais dentro do ambiente escolar, dentre outros.
Essa preparação direcionada aos pais deve ter como foco garantir a segurança dos bebês/crianças garantindo assim o desenvolvimento e segurança do bebê/criança. O profissional deve incluir como temas para essa preparação:
- Prevenção de engasgo e técnica da Manobra do desengasgo.
- Medidas de segurança no berço.
- Cuidados com brinquedos.
- Segurança em relação ao acesso aos produtos domésticos e utensílios cortantes.
- Prevenção de riscos de intoxicação.
- Cuidados durante o banho do bebê.
- Cuidados com objetos derrapantes no domicilio.
- Prevenção de riscos de afogamento.
- Prevenção de riscos relacionados a situações de sufocamento, queimaduras, quedas, intoxicação, armas.
De acordo com dados do Criança Segura Brasil (2021), diariamente no Brasil, 5 crianças de zero a quatro anos de idade morrem e outras 90 são internadas em estado grave devido a situações que envolvem acidentes e que podem ocorrer em diversas situações do dia a dia. Por isso, é tão importante que os profissionais de saúde promovam ações educativas com foco na preparação dos pais para a prevenção de acidentes com as crianças.
Para complementar a orientação sobre a importância da preparação dos pais, a Rede Nacional da Primeira Infância (2014) tem como objetivo articular e mobilizar as Organizações e pessoas em defesa e garantia dos direitos da primeira infância (crianças de até seis anos de idade). Isso implica na convicção sobre a importância da disseminação do conhecimento sobre as estratégias para a prevenção de acidentes na primeira infância.
Em concordância com essas ações, o Relatório Mundial para a prevenção dos acidentes com crianças da Organização Mundial da Saúde (OMS) considera 7 recomendações que devem integrar o desenvolvimento dos programas de prevenção de acidentes relacionados as crianças e que são:
- Realizar a integração dos acidentes com crianças com uma abordagem que seja de fácil compreensão a saúde e do desenvolvimento da criança.
- Realizar o desenvolvimento e planejamento de ações e estratégias que tenham como foco prevenir os acidentes com crianças.
- Implementar ações direcionadas especificamente para a prevenção e controle dos acidentes infantis.
- Reforçar aos sistemas de saúde a importância do empenho rumo a prevenção dos acidentes infantis.
- Aumentar a frequência das ações que visem disseminar informações de qualidade sobre a prevenção dos acidentes.
- Realizar a definição das prioridades que devem ser consideradas para a investigação.
- Aumentar o conhecimento e orientar investimentos para a prevenção dos acidentes infantis.
Para aprender mais sobre as estratégias educativas para capacitar os pais quanto a prevenção de acidentes com os bebês e crianças continue seguindo a Prudêncio – Cursos e Consultorias.
Referências
CRIANÇA SEGURA BRASIL. Cuidados com o bebê – a primeiríssima infância, fase que vai da gestação aos três anos do bebê, é um período determinante para o desenvolvimento saudável do ser humano. 2021. Disponível em: https://criancasegura.org.br/wp-content/uploads/2020/12/1540832732CS-Conscientizacao-CartazA3-Bebe-min.pdf Acesso em: 21 nov 2021.
REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA. Mapeamento da Ação Finalística Evitando Acidentes na Primeira Infância. 2014. Disponível em: http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2015/01/RELATORIO-DE-MAPEAMENTO-EVITANDO-ACIDENTES-versao-4-solteiras.pdf Acesso em: 21 nov 2021.
WORDL HEALTH ORGANIZATION. Recomendações para a prevenção dos acidentes com crianças. 2021. Disponível em: https://www.who.int/violence_injury_prevention/child/injury/world_report/Recommendations_portuguese.pdf Acesso em: 21 nov 2021.
Comments are closed.