Fotografia: Amamentação na primeira hora de vida.
Fotografia cedida pelo autor (Patrícia Prudêncio)
Amamentação na Primeira Hora de Vida, um direito a ser garantido ao recém-nascido
A amamentação na primeira hora de vida é considerada uma importante recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que determina que todos os recém-nascidos sejam colocados em contato direto com suas mães logo após o nascimento pelo tempo mínimo de 1 hora, sendo considerado o momento oportuno para se iniciar a amamentação (OMS, 2020). Essa primeira hora de vida é conhecida como a “hora de ouro”, pois é o momento em que a mãe e o bebê ficam acordados, favorecendo assim momentos de interação entre os dois.
Para que essa experiência da amamentação na primeira hora de vida ocorra de forma positiva é importante ter como requisito: o desejo da mãe em amamentar seu filho(a), bem como a condição clínica da mãe e do recém-nascido, ou seja, ambos devem estar em boas condições clínicas para que a amamentação na primeira hora de vida ocorra tranquilamente.
Resultados de pesquisas científicas demonstram que os recém-nascidos que são amamentados na primeira hora de vida apresentam uma maior facilidade de estabelecimento e manutenção do aleitamento materno. Além disso, o ato de amamentar o recém-nascido logo após o parto desencadeia vários benefícios, como: prevenção do aparecimento de hemorragia no período pós-parto; menor risco de desenvolvimento de anemia; promoção do vínculo afetivo entre a mãe e o bebê; auxílio na descida do leite materno, dentre outros benefícios. Por isso, é tão importante que os profissionais de saúde tenham total compreensão da importância dos impactos que ocorrem quando a amamentação na primeira hora de vida é garantida.
Uma importante consideração a ser feita é que no Brasil, a prevalência de aleitamento materno na primeira hora de vida ainda é considerada baixa, o que reflete a necessidade de implementação de ações que envolvam os profissionais de saúde para que essa realidade seja modificada.
Diante da importância da amamentação na primeira hora vida, aproveito para lhe convidar para a realização do curso “Primeiros cuidados com o bebê baseado em evidências”. No curso, você terá a oportunidade de aprender mais sobre a importância e os impactos associados a amamentação na primeira hora de vida, benefícios do aleitamento materno, dentre vários outros aspectos importantes relacionados aos primeiros cuidados com o bebê. Busque a sua capacitação e aperfeiçoamento profissional para que você seja reconhecido como um profissional de excelência, contribuindo para o cumprimento das recomendações determinadas pela Organização Mundial da Saúde quanto ao aleitamento materno. Bem, espero ter contribuído para a sua compreensão sobre a importância de aprofundar os seus conhecimentos quanto a amamentação na primeira hora de vida.
Um abraço!
Patrícia Prudêncio
E-mail: psprudencio@alummi.usp.br
Instagram: @profadrapatriciaprudencio
Referências
SOCIEDADE BRASILIERA DE PEDIATRIA. Amamentação: a base da vida. 2018. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_21162c-DC_-_Amamentacao_-_A_base_da_vida.pdf. Acesso em: 12 jul 2020.
VICTORA CG; BAHL R; BARROS AJ; FRANÇA GV; HORTON S; KRASEVEC J, et al. Breastfeeding in the 21st century: epidemiology, mechanisms, and lifelong effect. Lancet. 2016 Jan;387(10017):475-90.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP, 2018). Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_21162c-DC_-_Amamentacao_-_A_base_da_vida.pdf
Comments are closed.